Ecos de Casével

Ecos de Casével
Jornal digital de Casével

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Cartaz dos furos - Brindes


Hoje trago à memória um dos muitos cartazes de furos, ou furinhos, que pelos anos 60 e 70 faziam parte do cardápio de qualquer café ou mercearia de aldeia. Claro que na “loja” dos meus pais em Casével-Famalva, não poderiam faltar estes brindes e furos!  Com a ponta de uma caneta ou lápis pressionava-se no centro de um dos muitos quadradinhos e extraía-se um pequeno círculo de cartão (chamado bucha) que normalmente tinha uma letra ou um número impressos e que por sua vez indicavam qual o prémio saído em sorte, normalmente chocolates e guloseimas mas também brinquedos. Contudo, os meus preferidos eram os cromos dos jogadores de futebol e os cromos do Eusébio e claro… da bola eram os mais apetecíveis e raros!!!
Havia buchas especiais com cores específicas que davam prémios especiais, assim como para o último furo de cada quadrante e o último furo do cartaz, que todos desejavam mas que invariavelmente saíam ao pessoal da casa. Claro está que ao lado morava sempre o expositor com os prémios mais importantes presos por elásticos, a apelar ao jogo.
Estes cartazes tinham vários editores e vários temas, variando de região para região, mas um dos mais simples e populares corresponde à réplica que publicamos acima, isto é com quadrantes coloridos integrando os emblemas dos principais clubes de futebol, invariavelmente o Benfica, Sporting e Porto e um quarto que tanto podia ser o V. de Setúbal como o Belenenses ou outro clube popular na região onde era feita a venda dos cartazes.

O futebol, tal como no Cartão Brinde Popular, era um dos temas preferidos para este tipo de jogos.




Sem comentários:

Enviar um comentário