Ecos de Casével

Ecos de Casével
Jornal digital de Casével

domingo, 25 de março de 2012

Conhecer melhor Casével


Casével  é uma freguesia portuguesa do concelho de Santarém, com 33,24 km² de área e 864 habitantes (2011). Densidade: 26 hab/km².
Está limitada a norte por Bugalhos, do concelho de Alcanena e Parceiros de Igreja, do concelho de Torres Novas, a este por Alcorochel, do concelho de Torres Novas e Azinhaga, do concelho da Golegã, a sul por São Vicente do Paul e a oeste por Pernes e Vaqueiros, todos eles do concelho de Santarém. É composta pelas povoações de Comenda, Várzeas, Alqueidão, Vila Nova, Charneca, Polinho, Famalva, Azinheiras, Ponte-Nova, Boiças, Ribeira da Pipa, Marinheira e Casais Novos.
Dista cerca de 30 km da sede do concelho, Santarém.
Em termos populacionais a freguesia tem vindo a decrescer, mostrando uma tendência para o envelhecimento. Em termos de actividades económicas, a população dedicada à agricultura cifra-se em cerca de 300 pessoas. A indústria escasseia, com excepção de algumas atividades da construção civil. Tal facto deve-se em parte à deficiente rede viária.
Em termos dos serviços, também a freguesia está bastante carente, havendo a destacar o Jardim de Infância e Escola do 1ºciclo, posto médico e farmácia, Apoio domiciliário (feito pela Junta de Freguesia), campos de jogos(exterior), salões de festas; o comércio é insuficiente para as necessidades locais.

Património monumental

Igreja de Santa Maria, brasão da Quinta da Póvoa, Palácio da Quinta de D. Rodrigo (em ruínas), fontes e fontanários.

Festas, feiras e romarias

Festa em honra da Padroeira, Nª. Srª. da Assunção (15 de Agosto), S,Sebastião, Sagrado Coração de Jesus, Dia da Ação de Graças e Leilão (Festa das Colheitas) no adro da Igreja.

Gastronomia

Couves com feijão, cachola, arroz doce, bolo da noiva, ferradura, filhós, "bolinho dos santos" e pão de Deus.
Turisticamente, a freguesia vale pelo seu património arquitetónico, pela beleza natural dos seus campos, pelo artesanato e pela simpatia das suas gentes.

Fontes:


- Revista, "Concelho de Santarém no presente", s/data,  Ed. Jornal O Mirante, págs, 74,75.

Sem comentários:

Enviar um comentário