Ecos de Casével

Ecos de Casével
Jornal digital de Casével

terça-feira, 8 de maio de 2012

TRADIÇÕES

As festas e romarias são sempre ponte de interesse, tanto para os visitantes como para os populares. Nesta freguesia celebra-se uma festa a 15 de Agosto em honra da nossa padroeira, caracterizada pela extravasão da alegria dos habitantes. Esta festa é sempre muito concorrida.


Festa de Nossa Senhora da Assunção
A morte da Virgem Maria chama-se Dormição, porque foi sonho de amor. Não foi triste nem doloroso; foi o cumprimento dum desejo. É probabilíssimo e hoje bastante comum a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos apóstolos. A tradição antiga localiza a sua morte no Monte Sião na mesma casa em que seu filho celebrara os mistérios da Eucaristia e, em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os apóstolos. Hoje, sobre a parte da área que a Basílica de Constantinopla ocupou, levanta-se a "igreja da Dormição" magnífica rotunda de estilo gótico, consagrada em 1910, cujas pontiagudas torres se descobrem de todos os ângulos de Jerusalém. Por meio da Constituição Apostólica "Munificentissimus Deus" definiu Pio XII esta doutrina como dogma de fé.
Mas a diversão da população não se fica pela festa anual, há ainda os jogos tradicionais, praticados em épocas de lazer, por grandes e pequenos.
Eis alguns deles:

Jogo do Chinquilho
O jogo do chinquilho consiste no arremesso de uma malha de forma a derrubar um pino, que se encontra a cerca de dezoito metros de distância. Cada derrube do pino vale dois pontos, quem conseguir ter a malha mais próxima do pino obtém mais um ponto. O jogo termina aos vinte e quatro pontos.
O jogo do Chiquilho faz parte do entertenimento do Povo nas tardes de Domingo, era sempre jogado á porta de uma Taberna , o povo de desde há muitos anos sempre teve a tendência para o jogar  Chinquilho.
As tabernas, praticamente já não existem mas o jogo continua..." acartar ferro", como alguns jogadores dizem.

O Jogo do Pau
Este jogo era praticado exclusivamente pelo sexo masculino e consistia em atingir uma técnica de luta, em que a arma era um pau direito e liso, aproximadamente da altura de um homem, empunhado e manejado por cada um dos lutadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário